Vinho: a nova aventura da família Bulgari.

02/10/2012 10:02

Há muito tempo o nome Bulgari está associado às joias de luxo usadas por algumas das celebridades mais famosas do mundo, como Elizabeth Taylor e Julianne Moore. Porém, será que ele significa alguma coisa no mundo do vinho? A família Bulgari não sabe, mas logo vai saber. Um novo empreendimento vinícola de dois membros da dinastia de joias e relógios Bulgari, Paolo e Giovanni Bulgari, lançaram em março seus três primeiros vinhos na Vinitaly, feira internacional do vinho realizada em Verona, Itália. Feitos na fazenda PoderNuovo, de propriedade da família, na porção sul da Toscana, os vinhos são os primeiros frutos da empresa criada pelo ex-presidente do Bulgari Group, Paolo Bulgari, e seu filho desde que a família vendeu o controle da companhia de joias por meio de uma troca de ações com o conglomerado francês de artigos de luxo LVMH, em março de 2011.

O histórico da família está sendo atenuado na garrafa, em parte por causa das regras estabelecidas pela antiga empresa, que restringe como o nome Bulgari pode ser usado em outros negócios.

O rótulo PoderNuovo é um desenho simples de vinhedos cor de sangue estilizados sobre um pano de fundo branco, com os nomes de Paolo e Giovanni em discretas letras cinza claro, logo abaixo. Dos três vinhos, somente o Sotirio, batizado em homenagem ao fundador grego da dinastia Bulgari, é uma referência direta ao passado ilustre da família.

A família ainda precisa definir distribuidores e importadores, embora possa ter uma ajuda da LVMH, que vende nove tipos de vinhos de nicho, champanhes e bebidas, e de cuja diretoria Paolo Bulgari faz parte.
“No total, o mercado internacional tem espaço para o crescimento de quem oferecer bons produtos, a bom custo”, disse Andrea Rea, que supervisiona o Observatório do Mercado de Vinho, da Universidade Bocconi, Milão. Porém, ele acrescentou que o setor está sofrendo um “estrangulamento no âmbito da distribuição”, que dificulta a exportação de vinho, ainda mais num mercado lotado como a Itália.

A família Bugari irá disputar mercado com Cavalli e Ferragamo no mundo do vinho