Ovadia Saadia

10/09/2012 08:43

Ovadia Saadia nasceu no Egito nos anos 60 e sua família foi a última a ser deportada, dentre os judeus que insistiram em permanecer na Alexandria após a tomada de poder de Gamal Abdel Nasser. Com papéis negados pelo governo Egípcio, Ovadia foi registrado na embaixada do Líbano. Filho de um dos mais poderosos corretores da Bolsa de Valores de Alexandria, Moussa Saadia e de Cleo Saadia, os três chegaram no meio dos anos 60 no porto de Santos e foram logo socorridos pela HIAS (hoje UNIBES). Seu primeiro colégio foi o João Copque , localizado na Região da Estação da Luz. Dali, Ovadia foi matriculado no Instituto de Educação Hebraico Brasileiro Renascença, de onde só saiu aos 19 anos para cursar as Faculdades FEA da USP (Economia e Administração de Empresas) e depois a ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP- Jornalismo).

A dualidade entre empresa e jornalismo

Desde os 13 anos, Ovadia se interessou pelos trabalhos da papelaria fundada por seu pai Mousa (Maurice) no centro da cidade e atendia a clientela atrás do balcão. Com 15 anos, junto com seu irmão Daniel, já tomavam as rédeas do negócio, enquanto o pai voltava à Bolsa de Valores de São Paulo. Em 1971, uma longa viagem ao Oriente Médio e à Europa transformaram sua vida e em Paris, ao assistir o filme ?Boulevard du Rhum? de Robert Enrico com Brigitte Bardot e Lino Ventura, decidiu que seguiria carreira no Show Business, de alguma maneira. Em 1980, através de um contato com Oscar Nimitz num encontro de jovens na WIZO, consegue sua primeira coluna de cinema no então mais importante veículo comunitário - a Resenha Judaica, de circulação nacional, onde permaneceu 18 anos.

Eventos, um novo desafio

Em 1984, os irmãos Saadia (Ovadia e Daniel) ampliaram os negócios da empresa fundada pelo pai. Enquanto Daniel se ocupava da papelaria e iniciava sua carreira na Bolsa de Valores de São Paulo, Ovadia se ocupava da divisão Eventos recém criada. Sendo EVENTOS Empresariais e Sociais organizados através de empresa um segmento de mercado pouco conhecido em 1984, Ovadia e Sadex organizam grandes eventos para corporações nacionais e internacionais de grande porte .

Com Vera Martins, um novo grupo de colunistas

Em 1985, já assinava uma página semanal de variedades sobre São Paulo (Resenha Judaica) que incluía artigos sobre Restaurantes, Cinema, Eventos, Festas, Teatro, Cultura, Artes e Gente. Com Vera Martins e um seleto grupo de colunistas sociais de outras cidades do Brasil fundou na casa de Leda Butler a FEBRACOS, Federação Brasileira de Colunistas Sociais, com a qual percorreu diversas cidades brasileiras e conheceu boa parte do interior paulista.

A aventura americana

Entre 1985 e 1989 Ovadia dividiu seu tempo entre São Paulo, Los Angeles, Las Vegas, e Nova Iorque. Realizou entrevistas com Julie Andrews, Liza Minelli e várias celebridades. Com a empresária da noite internacional Régine Chouckron (onde dirigia a parte de RP e Eventos do Club Régine?s São Paulo) participou do aniversário de Brooke Shields, na época a precursora das TOP Models. Neste evento estiveram Michael Jackson, Julio Iglesias, Elizabeth Taylor, Gene Kelly, Sidney Poitier e outros.

Outros endereços, outros tempos e novos clientes

Com o fechamento do Club Régine?s que representava com exclusividade, Ovadia passou a realizar eventos em mansões fechadas, clubes de campo, fazendas de café no interior paulista. Em São Paulo, como inventor e precursor da voga de festas para empresas em casas noturnas, optou por transferir empresas de porte para casas como Gallery (NEC do Brasil e NEC Corporativa Japão), Clube 1000- A Hebraica; Palladium (Petróleo Ipiranga), L?onorábile Societá (Citibank), Limelight , TRAMP e Banana Café(Empresa de Navegação Aliança). No Rio de Janeiro representou com exclusividade nacional célebre Maxim?s de Paris by Pierre Cardin na Torre Rio Sul, onde foram realizados eventos para até 500 empresários.

Novos tempos: colunista da revista Veja SP

Com o advento do governo Collor, no início dos anos 90, Ovadia interrompe, com a crise nacional, a Assessoria de Eventos e aceita o convite para retornar às suas atividades originais: o jornalismo. Atua até 1992 na Revista Veja São Paulo, assinando artigos.

Continuação natural de uma carreira múltipla: a Assessoria de Imprensa

Após os anos Veja SP, e rápidas colaborações para a revista CARAS e o Jornal Folha de SP, Ovadia Saadia se volta, a pedidos e conselhos de Head Hunters, para o emergente mercado de Assessoria de Imprensa. A partir de 1994, passa a atender diversos segmentos na área de Assessoria de Imprensa & Relações Públicas.

1998, o início da Hotelaria

Através do empresário Roberto Maksoud, veio o convite para atuar como Assessor de Imprensa & Relações Públicas do hotel Maksoud Plaza, então o hotel mais conhecido e premiado do Brasil (junto com o Copacabana Palace no Rio de Janeiro). Reportando-se diretamente à presidência, até 2002, atuou  em todos os segmentos do hotel paulistano: relações com a imprensa nacional e internacional, eventos, nos cinco restaurantes, junto a celebridades, organização semanal de célebres sessões de Avant Premiére cinematográficas, festivais com grandes CHEFS da cozinha internacional (Alain Ducasse entre outros).

Passagem pelos hotéis - Palácio de Londres / Paris

Após os anos Maksoud Plaza, Ovadia Saadia passou por um processo de atualização junto aos maiores endereços da hotelaria mundial.

A partir de 2002: a diversificação e os hotéis Gran Meliá no Brasil

Após a epopéia européia e volta ao Brasil, Ovadia aceita de imediato o convite de Jaime Valdés & Daniel Mallevergne para atuar no Gran Meliá World Trade Center, que recebe o prêmio de Melhor Hotel de Luxo do Brasil e Melhor Hotel Business TOP através de outorga do Guia 4 Rodas 2003.

2003: inaugura a nova unidade do grupo espanhol Sol Meliá; o Gran Meliá Mofarrej.

Hoje a Sadex Plus possui as marcas OS Comunicações, Sadex Eventos, Ovadia Saadia Relações Públicas, atendendo clientes de áreas diversas.


Brasileiro coleciona 5.000 convites e esteve em festa com Alain Delon

FERNANDO MASINI
da Revista da Folha

Ninguem frequentou mais a noite de Sao Paulo do que o relacoes-publicas Ovadia Saadia. E facil provar isso ao vasculhar os mais de 5.000 convites que ele guarda em caixas de sapato no seu apartamento, em Higienopolis. Sao registros de casamento, inauguracao de hoteis, shows, aniversarios, pecas de teatro e principalmente festas em casas noturnas.

Ovadia, 48, assegura que compareceu em quase todos os eventos. "Acho que eu sai demais, exagerei", diz. Um deles e especial por ter marcado uma reviravolta na sua vida: o convite de inauguracao em 1981 da boate Regine's, propriedade do casal frances Choukroun. A casa foi um reduto da alta sociedade paulistana e teve na noite de estreia a presenca do ator Alain Delon e show do cantor Charles Aznavour.

Ovadia conta que foi atras dos donos, tres dias antes da abertura, e relatou a saga de sua familia que havia sido expulsa do Egito, nos anos 60. A historia lhe garantiu uma entrada. "De repente, estavam todas aquelas celebridades na minha frente", recorda-se ele, que tinha 21 anos e cursava administracao na USP. "Resolvi mudar de ramo. Esse convite virou um talisma na minha vida." As fotos da celebre noite estao guardadas em albuns.

Os papeis colecionados por Ovadia ha 27 anos servem como testemunho das transformacoes que ocorreram na cidade em diversas areas. Muitos costumes estao ali registrados: a evolucao dos trajes, o incremento gastronomico, as inovacoes da moda e o proprio aperfeicoamento da tipografia.

Da boate Limelight, que ferveu no Itaim dos anos 90, ele guarda o folheto que anuncia uma noite especial, todas as quintas, com o melhor da dance music. No convite da Ta Matete, outra discoteca ilustre dos anos 80 que ficava na avenida Nove de Julho, ha os detalhes sobre a noite de terca-feira, o dia mais lotado da casa: "Voce vai reviver o prazer de dancar com o rosto colado como nos velhos tempos".


Menu saudosista

Ovadia tira do fundo do bau o menu do Roanne, no qual aparecem as delicias de uma semana gastronomica promovida em 1988. O restaurante frances, aberto nos Jardins um ano antes, foi o responsavel pela vinda do chef Emmanuel Bassoleil para o Brasil.

Na lista de convites de inauguracao de restaurantes, o relacoes-publicas destaca aqueles de lugares que sobreviveram poucos meses. "E provavel que nem os proprietarios saibam da existencia", brinca. "Neste caso, os convites sao uma prova historica." O King Size, por exemplo, anuncia seu debute como "o novo point que chega a cidade com propostas saborosas de saladas, steaks e pastas". Nao emplacou.

Um dos itens mais luxuosos da colecao e o convite da festa de fim de ano do hotel Plaza Athenee, em Paris: e grena e tem uma janelinha de papel enfeitada com fios dourados.

O colecionador dos convites impressos lamenta o fato de que quase tudo hoje em dia ser divulgado por e-mail. Ovadia fala da colecao em tom saudosista, ora relembrando um amigo que se afastou com o tempo, ora reproduzindo com detalhes as festas. "Quando abro um convite, me vem a festa inteira na cabeca. Eles sao carregados de emocao."

Festeiro profissional, ele acha que a maioria dos eventos atuais perdeu a graca. Falta polemica. Diz que ficou tudo muito protocolar.